Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Marcelo D2 - Meu Laiá Laiá (Part. Seu Jorge) / Reflexão

Pô ai, tem uma música meio nova do D2 que eu escutei já faz um tempo, mas eu nem liguei muito ( escutei só uma vez ). O que me chamou mais atenção foi a parceria com o Seu Jorge (Cantor íncrivel), pena que ele canta muito pouco nesta música... Hoje, resolvi "de bobe' entrar no site do D2, ai me deparei com o video clipe logo de cara. Achei que ficou muito bom mesmo! A composição dos efeitos sobre a imagem lembra muito o clipe do Kid Cudi, Day N' Nite, um ótimo clipe aliás, interessante também. Acho que os dois foram bem trabalhados, mas talvez o do D2 tenha stdo um pouco mais. Tem um momento em que se vê um robô azul entre as árvores no fundo ( tem que prestar atenção ), que eu sei que foi bem difícil recortar cada folha, eu já trabalhei com efeitos especiais antes e sei que colocar um elemento computadorizado (desenho, no caso) atrás de algum fator real capturado na filmagem é difícil, recortar cada frame, frame a frame, sem desalinhar, é difícil, mas o resultado é bem satisfatório.

Video muito interessante. Vale a pena conferir.

Apreciem



D2, passando a mensagem dele subliminarmente, quem presta atenção nos versos entende... Os scratchs no refrão ficaram bem feitos. Não sou muito fã dele, mas gosto bastante, até. Versos bons, o cara manda bem, mas vacila... Já assumiu, às vezes dá uns tragos de maconha. Isso que enfraquece... Ele é a figura do hip-hop no Rio de Janeiro, mas não adianta nada se passa (intencionadamente ou não) pontos negativos... É uma pena. Eu quero, ou melhor, estarei na estatura dele, mais um do hip-hop, espalhando-o mais no Rio de Janeiro. Irei chegar lá, e irei ser bom, melhor do que muitos... Sem precisar ingerir nenhum tipo de droga, ou cumprir pena...
Não desmerecendo o Marcelo e nenhum que é do hip-hop com passagem na cadeia. Sei que a vida é difícil, e a falta de oportunidade está espalhada pelo Brasil. E que o limíte as vezes nos coloca em situações extremas... Ninguém nasce com gosto de ser bandido (desvirtuando um pouco o assunto) ou traficante, indiretamente são copelidos, digamos assim. E se alguém tem ou teve gosto para ser, é por que viu a fachada, a fachada do qual mostra o mano cheio de dinheiro, cheio de mulheres, com a cara limpa e boa. Mas por dentro, as mulheres são prostitutas baratas, o carro é roubado, e o dinheiro é sujo. O que o jovem da favela vê é o jornal, mortes sem censura, polícia agressiva, governo ladrão, e a mente dele automaticamente já pensa em ser contra eles, pensa no crime. E ai, depois vemos mães chorando de agonia com o filho morto nos braços, sem saber nem que ele entrou pro tráfico.
"Não manuseia fuzil, nem escopeta, mata milhões de brasileiros só com uma caneta"
- Mv Bill
Ou como dizia o KL Jay:
"Aonde houver desigualdade, discriminação, haverá violênçia. É inevitável"
(ou algo assim).
O gueto se revolta na maioria das vezes, por que são severamente discriminados, não só pelo governo, mas pelas 'pessoas do asfalto'. Os que tem mais dinheiro, os playboys e as patricinhas na maioria das vezes são os principais discriminadores. O povo já esta se acostumando com a expressão, 'favelado' ou qualquer coisa que for uma bagunça já vem a palavra 'favela' no meio. Isso me irrita seriamente, mas prefiro ficar quieto. Isso é totalmente ridículo. Na favela, existem pessoas honestas, que escolhem trabalhar, estudar limpamente sem olhar para o crime. E eu sei disso, a favela é linda por dentro, mas como vocês sabem não é 100%, então só por que 20% está na boca vem essa... (RRRGH) deixa pra lá.
Teve um dia que eu estava na porta do meu colégio, colégio de classe média média, alta às vezes, particular (ai já viu né). Tinha um garoto pardo, camisa, bermuda e chinelo encostado ali em frente, na dele, não mexendo com ninguém, super tranqüilo, na dele mesmo. Ai vem um ba*aca ridículo do meu lado: "Pô ai, quero i logor pra casa, mas olha aquele muleque ali na frente, hahaha, eu não, se eu sair ele vai me assaltar." Pô cara, é lamentável, não vou nem citar as poucas e boas que eu disse pra ele, o muleque ficou até bobo. Algumas pessoas deveriam refletir mais, e medir suas palavras.
"Falador passa mal."
- Marcelo D2

Happin Hood já dizia:

"Quem vem da favela não tem medo de assalto."

Mas enfim né... Nunca morei na favela, mas conheço e sei como é lá. E sei também distinguir o fácil do certo, mais do que muitos. Eu defendo seriamente essa idéia, mesmo estando sozinho, às vezes.

"Quantos jovens nós ainda temos que perder só prum playboyzinho fumar um beck..."

- Tropa de Elite, 2007, José Padilha

"São os filhos que o Brasil não assumiu"
- Mv Bill

Nossa, comecei falando do som do D2 e acabei falando disso, (hahaha) uma coisa puxa outra, pensamentos nunca em vão.

Então é isso gente,
comentem.

Abraços, L-Jota

Nenhum comentário:

Postar um comentário